terça-feira, 2 de junho de 2009

Primeira Consulta

Sexta-feira fomos à nossa primeira consulta com o grupo de parteiras (ou verloskundigenpraktijk, quero ver vocês pronunciarem esse nome, hahahaha) que nos acompanhará até o fim da gestação. Confesso que eu estava um pouco apreensiva em relação à empatia que teríamos ou não com as pessoas que trabalham lá. Mas para a nossa surpresa, alívio e alegria, fomos mais do que bem recebidos.

Essa primeira consulta durou uma hora, onde a Lavína conversou bastante com a gente, tanto pra saber nossa "herança" biológica (doenças na família, comigo e com Daniel) como também para dar uma olhada nos exames que fiz no Brasil (que, pra minha surpresa, ela entendeu a maioria dos termos). Feito isso, ela também explicou como é o funcionamento e o acompanhamento do parto aqui na Holanda, como as coisas costumam acontecer. Confirmou o que eu já tinha falado no texto anterior, que se tudo continuar bem como está agora, não serei acompanhada por um médico obstetra e sim por elas mesmas (que diga-se de passagem, são super capacitadas pra fazer o trabalho, pois passam 4 anos na universidade estudando PARTO NORMAL). Falou com a gente sobre o parto hospitalar e o parto domiciliar e nos deixou muito à vontade pra decidir o que será melhor pra gente.
Eu, por outro lado, expliquei que no Brasil existe um "culto ao hospital" e que ainda não estamos bem certos do que pretendemos fazer, apesar de que, depois da consulta, acredito que eu e Daniel ficamos mais confiantes na possibilidade do parto domiciliar. Uma coisa engraçada é que fui explicar que queria muito que Daniel estivesse presente na hora do parto e ela, na mais-que-maior naturalidade disse "É claro que ele vai estar!". Aqui é quase regra geral os parceiros acompanharem as grávidas no trabalho de parto, participando ativamente.

Ah, ela também falou pra entrarmos em contato com o nosso seguro-saúde pra solicitar a Kraamzorg, ou seja, uma ajudante que nos visita (depois do parto) por (no mínimo) oito dias e fica na nossa casa por três horas pra ajudar a cuidar do bebê, dar banho, tirar alguma dívida sobre amamentação e ainda ajudar nas lides domésticas (se necessário). Essa pessoa é garantida por lei aqui na Holanda e, se o parto tiver complicações ou a criança tenha alguma necessidade especial, esse período pode ser estendido. Eu confesso que eu achei isso incrível e de uma extrema preocupação com a nova família que se inicia.


Por fim, ela examinou minha barriguinha-ona, escutou Alice e disse que ela está mais que saudável e bastante ativa no seu habitat uterino. A próxima consulta será daqui a três semanas e daqui pra lá é seguir vida normal. Ela também me deu uma indicação de uma piscina pública que tem aqui perto, que posso ir lá dar umas braçadinhas, pois vai fazer bem pra minhas pequeninas dores na lombar (e também mandou eu sentar mais ereta, hehehe). Também peguei informações sobre aula de Yoga para gestantes, mas o próximo módulo só começa em Julho.


Ah, e no final mesmo, ela nos deu um "Kit gravidez" com muitas revistas sobre vários assuntos, um guia do Bebê 2009, como todas as informações sobre a gravidez e o parto na Holanda (tudo em holandês, mas é bom que eu aprendo holandês e ainda me informo) e ainda por cima um bonequinho (um Knuffel) de presente. Achei lindo!!!!! E diante de tudo isso que vocês leram, podem imaginar o quanto a gente tá feliz com a chegada de Alice né?!

As fotos são do Knuffle, duas do festival em Rotterdam que fomos domingo (a foto não aparece a barriga, mas já dá pra ver que tô com jeitinho de grávida né?!) e a outra são das tulipas que compramos semana passada.





Nenhum comentário: